Manual de Utilização das Facas de Corte e Vinco
Com o intuito de orientar a utilização das facas para corte e vinco vendidas e fornecidas pela Elaimar Facas, elaboramos um manual com as instruções que devem ser seguidas para melhor utilização das mesmas. É de extrema importância seguir as orientações, para não danificar ou comprometer a utilização da faca.
Nossas facas são confeccionadas e produzidas em madeira compensado de 18 mm de espessura, composta de pinus (Pinho cuiabano ou Paricá). As chapas de madeira são calibradas e passam por um rigoroso sistema de qualidade.
As lâminas de corte utilizadas, são de fabricação chinesa com espessura de 2 pts – 0,71 mm e altura de 23,8 mm. As lâminas possuem corte central e possuem têmpera na fiação e no corpo, proporcionando maior durabilidade e melhor corte. Os vincos utilizados para dobra, também são de 2pts com 0,71 mm de espessura e altura de 23,3 mm.
As facas possuem uma borda de madeira de 30 mm, nos 4 lados. Ao final da lâmina da faca, essa borda de 30 mm, mantém a base resistente e firme para sua utilização.
Os materiais utilizados, são materiais considerados padrão na confecção de facas para corte e vinco, podendo ser utilizados nas seguintes máquinas de corte e vinco:
· Máquina de rolo ou calandra, manual ou automática
· Máquina de corte e vinco tipográfico ou gráfico (boca de sapo)
· Máquina de corte e vinco de leque
As facas não devem ser utilizadas em máquinas de Balancim hidráulico ou Prensa Hidráulica, pois as mesmas não suportam a pressão de corte e força exercida por essas máquinas.
As facas não devem ser utilizadas manualmente, com martelos e pedaços de madeira, podendo correr riscos de acidentes e danificar as facas.
Para utilização das facas em máquinas de corte e vinco de rolo ou calandra, sugerimos utilização de placas de nylon por cima da faca, para melhor distribuição do corte e do vinco, sobre o material a ser cortado. Dessa maneira o corte fica homogêneo e os vincos para dobra não
quebram e marcam bem o papel a ser utilizado. Pode também ser utilizado por trás da faca, uma chapa de aço ou outro metal, para que as lâminas não saiam para trás da madeira, comprometendo a utilização da faca.
As facas devem ser inseridas na máquina, na diagonal, levemente inclinadas, para aliviar o corte na entrada dos rolos, e não danificar as lâminas da faca.
Sugerimos também utilizar borrachas extratoras nas facas, para expulsar o material cortado, facilitando e agilizando o processo de corte e vinco.
As borrachas são vendidas e fornecidas separadamente, conforme disponibilidade no nosso site.
As borrachas devem ser colocadas nas lâminas de corte apenas, de maneira intercalada, sendo um pedaço para dentro e outro para fora, proporcionando maior eficiência na utilização e funcionamento da faca.
As facas cortam diversos tipos de materiais, papel cartão, duplex, tríplex, color plus, kraft, papelão mircondulado ou chapinha fino até 1 mm de espessura, E.V.A., tecido, TNT, entre outros. O corte deve ser feito em peça a peça, ou seja, apenas uma peça por vez. Não aconselhamos o corte de mais de uma peça, para não forçar a máquina nem mesmo a faca. Deve se colocar uma folha de papel por vez para melhor corte e vinco das facas. A utilização de mais de uma folha para o corte, pode danificar a faca e comprometer o corte e vinco da mesma.
As facas devem ser armazenadas em pé, dispostas lado a lado, como livros na prateleira, evitando que as lâminas de uma faca entrem em contato com as outras. Não devem pegar umidade nem molhar, para não enferrujar as lâminas nem apodrecer a madeira.
As lâminas não são inoxidáveis, portanto estão sujeitas a oxidação do tempo e enferrujam com o passar dos anos.
Caso as facas fiquem sem utilização por muito tempo, e as lâminas venham a enferrujar, sugerimos utilização de estopa com anticorrosivo, e
limpeza das lâminas. Não borrifar o spray anticorrosivo diretamente nas facas, pois o mesmo irá atingir a madeira e danificar a mesma.
A própria utilização constante da faca, evita que ela enferruje.
As facas não possuem vida útil definida. O fabricante de lâminas, informa uma duração de 30.000 batidas ou cortes, em média. A vida útil vai depender da máquina utilizada, do material a ser cortado, da maneira de operar a máquina, entre outros.
Caso a faca perca o corte, será necessário a confecção de nova faca ou tentativa de substituição ou troca das lâminas cegas. A troca de lâminas vai depender do estado da madeira e da própria faca, não sendo garantido que esse serviço será possível. Para avaliar a possibilidade de reparo da faca, será necessário o envio da mesma sem compromisso ou garantias de reparo.